Vamos conhecer a História? Na Torre do Tombo há visitas gratuitas

0
114

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) é um arquivo central do Estado que guarda documentos originais desde o séc. IX até à actualidade, cabendo-lhe preservar também os novos arquivos electrónicos no âmbito de actuação do organismo, a par do mandato explícito para dar execução à lei que estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural, na sua vertente de património arquivístico e património fotográfico.

É um arquivo de âmbito nacional, dependente da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), e fica em Alvalade. Na Cidade Universitária, quem sobe e um pouco antes de chegarmos à Faculdade de Letras. Quase a completar 30 anos de vida, a Torre do Tombo viu a sua primeira pedra ser lançada no dia 17 de Junho de 1985. Em Dezembro de 2012, o edifício, concebido pelo do atelir de arquitectura de Arsénio Raposo Cordeiro, foi classificado como monumento de interesse público.

Por tudo isto e muito mais, é um sítio onde o saber se “acumula” e onde uma riqueza incalculável se encontra disponível para todos os que querem perceber a História.

Entre as funções que lhe estão atribuídas, destacam-se a:

  • Promoção da salvaguarda, valorização, divulgação, acesso e fruição do património arquivístico e do património fotográfico, garantindo a gestão de acervos à sua guarda, e os direitos do Estado e dos cidadãos nele consubstanciados;
  • Utilização como recurso da actividade administrativa e fundamento da memória colectiva e individual;
  • Aplicação das disposições integrantes da lei de bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural e demais legislação regulamentar, nomeadamente no que respeita ao património arquivístico e ao património fotográfico.

Compete-lhe ainda:

  • Garantir a integração do património arquivístico e fotográfico, que a qualquer título lhe seja atribuído;
  • Aceitar as formas de aquisição (por doação, herança e legado desde que previamente autorizados pelo membro do Governo responsável pela área da Cultura, por dação, depósito, incorporação, permuta ou reintegração).

Para quem queira, as visitas são gratuitas!

A Torre do Tombo realiza visitas guiadas à área pública e/ou exposições, com marcação prévia a partir deste formulário.
As visitas são gratuitas mediante marcação prévia com 10 dias de antecedência.

Horário: 2ª, 4ª e 6ª | 9:30 às 12:30 / 3ª e 5ª | 14:00 às 16:00

Grupo mínimo: 5 pessoas
Grupo máximo: 25 pessoas
Duração da visita área pública: 1 hora

Duração da visita à exposição: entre 30 m a 45 minutos, dependendo da dimensão da exposição.