Uma pitada da China em Alvalade

Texto: Nathália Silva | Fotografia: Rúben Martins

0
130

Em Alvalade há 13 anos, a casa de chá R/c Oriente oferece mais de 40 tipos de chás orientais para aqueles que querem desfrutar de um momento de tranquilidade.

“Bebo chá para esquecer o ruído do mundo” – este ditado chinês serviu de inspiração ao espaço Ó-Chá Tea Room, inaugurado em 2005 por Mónica Costa. Uma casa de chá com mais de 70 rótulos de todo o mundo, dedicada à experiência de beber chá em Lisboa. O espaço contava também com uma loja de decoração oriental, que a tornava única, e o projeto surgiu dos sete anos que viveu em Macau com a sua família.

Em 2012, Manuela Paiva, mãe da Mónica, quis que o projecto se mantivesse vivo e assumiu-o. Em 2014, o Ó-Chá Tea Room transformou-se em R/c Oriente. Embora tenha simplificado o espaço, manteve a filosofia do projeto, com a sala de chá e a loja, e acrescentou-lhe algo diferenciador: aulas de yoga para adultos e crianças. Porque relaxar é preciso. Desacelerar. Ter tempo para nós e para os outros.

A carta disponível – uma delícia para os olhos – conta com aproximadamente quarenta tipos diferentes de chás, na sua maioria orientais, e todos preparados pelas mãos experientes da Manuela, o que faz toda a diferença na hora de degustar a bebida. Se gosta dos chás japoneses, não pode deixar de provar o tradicional Matcha, um dos preferidos da dona da Casa!

Para acompanhar o seu chá, tem os scones ou os bolos caseiros, também preparados pela Manuela, que, quando estão a cozer, enchem a loja com um cheiro caseiro irresistível. Se quiser desfrutar de um almoço leve, a carta também tem tostas, saladas e sopas.

Paralelamente, pode encontrar na loja os seus chás preferidos, os acessórios específicos para a sua preparação e descobrir qual é o bule mais adequado para o chá que acaba de escolher.
Para os que querem aprender mais sobre a cultura do chá, a Manuela organiza Workshops nos quais explica a cultura e o ritual do chá, como é bebido em diferentes países, a que horas e com quem, sempre acompanhados de uma deliciosa degustação.

Se é um apreciador nato desta bebida, o R/c Oriente é o lugar certo para conhecer um com o qual ainda não se tenha cruzado. E para pensar que abrandar um pouco faz de nós seres humanos mais atentos e com melhor pré disposição. Não é por acaso que o ditado do filósofo chinês Tien Yi Yeng está gravado em todas as xícaras de chá.


Informações
Rua Luís Augusto Palmeirim, 18 – Alvalade, Lisboa
Segunda a Sexta: 14:00 às 19:30
Sábado: 10:00 às 14:30
Domingo: encerrado.